Pedro Cassio de Melo Paganini, de 26 anos, foi preso na tarde de sábado (7), na Avenida Senador Vergueiro, no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo. O homem, que trabalhava como pizzaiolo, era procurado desde 2020 por sua participação em uma tentativa de latrocínio contra o delegado João Jorge da Silva, da cidade de Limeira, interior de São Paulo.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), Paganini foi detido por policiais militares que realizavam um patrulhamento na região. Durante a abordagem, foi constatado que o suspeito possuía um mandado de prisão em aberto, expedido pela 2ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo. Paganini, que já tinha antecedentes criminais por roubo, foi levado sem resistência ao 2º Distrito Policial de São Bernardo, onde permanece à disposição da Justiça.
A tentativa de latrocínio aconteceu em 29 de janeiro de 2020, quando o delegado Silva e sua esposa foram abordados por uma dupla de criminosos no Jardim Paramount, em São Bernardo do Campo. Durante o assalto, o delegado foi baleado, mas sobreviveu ao ataque. Os criminosos fugiram com a arma e o celular do oficial. Na época, um dos assaltantes foi preso, mas Paganini permaneceu foragido até sua captura recente.
Paganini responde pela infração ao artigo 157 do Código Penal, que trata de roubo qualificado pela tentativa de homicídio, com uma pena de até 20 anos de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado.