São Bernardo lidera geração de empregos no ABC com mais de 8 mil vagas formais

Setores de serviços e indústria impulsionam geração de empregos em São Bernardo.

Redação

São Bernardo do Campo se destaca como a quarta maior geradora de empregos com carteira assinada no Estado de São Paulo, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Com um saldo positivo de 8.556 postos de trabalho formais nos primeiros sete meses de 2024, o município do Grande ABC fica atrás apenas da Capital, Guarulhos e Campinas.

De janeiro a julho deste ano, a cidade registrou 98.055 admissões contra 89.499 desligamentos. O desempenho de São Bernardo representa um terço do total de vagas criadas em toda a região do ABC, que contabilizou 25.869 novos postos de trabalho no mesmo período. Em julho, o município também apresentou um saldo positivo, com 524 vagas criadas, sendo o setor de serviços responsável por 189 dessas vagas e a indústria por 179.

Nos últimos 12 meses, São Bernardo acumulou um saldo de 11.403 empregos, com uma variação positiva de 4,19%. Foram 155.947 admissões contra 144.544 demissões, evidenciando a força do mercado de trabalho local.

O prefeito Orlando Morando atribui esse resultado às políticas públicas eficazes implementadas no município, como o incentivo à geração de oportunidades e a manutenção de um ambiente favorável para negócios, sem o aumento de impostos durante o mandato. “Temos o emprego como uma das prioridades em São Bernardo”, ressaltou o prefeito, destacando o impacto positivo dessas medidas, como o feirão de emprego programado para esta sexta-feira, voltado para o primeiro emprego.

Nos últimos oito anos, a cidade registrou um saldo positivo de 75,3 mil empresas, com 97,22 mil CNPJs abertos e 21,91 mil encerrados, mesmo em meio à pandemia de Covid-19. Este crescimento abrange indústrias, comércio, prestadores de serviço e MEIs (Microempreendedores Individuais), reforçando o ambiente favorável para negócios e investimentos em São Bernardo.

Compartilhe essa notícia