Orlando Morando (PSDB) declarou seu apoio a Marcelo Lima, seu ex-vice-prefeito, que disputa o segundo turno contra Alex Manente (Cidadania). Morando justificou a escolha com base em “coerência política” e ressaltou que o projeto que transformou São Bernardo começou ao lado de Marcelo em 2016. A candidatura de Lima é vista como uma continuidade da atual administração.
Flávia Morando (União Brasil), que ficou em quarto lugar no primeiro turno, e a deputada estadual Carla Morando (PSDB), esposa de Orlando, também manifestaram seu apoio a Lima. No entanto, esse apoio não vem sem controvérsias. Recentemente, Orlando Morando foi alvo de seu oitavo pedido de impeachment, que foi rejeitado pela Câmara Municipal. As denúncias incluem alegações de comportamento misógino e de má gestão de recursos públicos, além de críticas por possíveis irregularidades administrativas.
As polêmicas podem influenciar negativamente parte do eleitorado, especialmente os indecisos, já que o apoio de Morando a Lima pode ser visto como uma extensão das controvérsias que marcaram os últimos anos de sua gestão. Com Lima obtendo 28,64% dos votos no primeiro turno e Alex Manente logo atrás com 26,53%, a corrida para o segundo turno promete ser apertada.