Justiça Eleitoral Obriga Flávia Morando a Retirar Fake News Contra Luiz Fernando

O TRE-SP determina a remoção de publicações em que a sobrinha do prefeito faz ataques ao candidato petista.

Redação

A Justiça Eleitoral determinou a retirada de publicações nas redes sociais feitas por Flávia Morando, candidata do União Brasil à Prefeitura de São Bernardo, por veicular informações falsas contra Luiz Fernando Teixeira (PT), também candidato ao cargo. A decisão foi proferida pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) neste domingo, confirmando que as publicações continham notícias falsas.

O juiz Mauricio Tini Garcia, responsável pela decisão, ressaltou que a propaganda eleitoral deve seguir as regras da Resolução TSE 23.610/2019, combatendo a desinformação. Segundo ele, as publicações de Flávia incluíram montagens e recortes descontextualizados, com potencial para confundir o eleitor.

Em resposta, Luiz Fernando criticou a atitude de Flávia, afirmando que ela optou por recorrer a fake news para não ter propostas concretas a apresentar. “O baixo nível da campanha começou, mas a Justiça e o povo de São Bernardo não vão fechar os olhos para as mentiras”, declarou o candidato.

Flávia, por sua vez, classificou a decisão como “liminar” e afirmou que sua campanha ainda não foi mencionada oficialmente, mas que pretende demonstrar que a lei permite expor escândalos e acusações contra membros do partido e aliados de seus adversários. Ela ressaltou que acredita que a Justiça Eleitoral permitirá que os eleitores de São Bernardo tenham acesso a todas as informações necessárias para tomar suas decisões.

Compartilhe essa notícia