A Linha 14-Ônix está em fase inicial de estudos e projetos, sem definição sobre o modelo de transporte a ser adotado, que pode ser um trem convencional, como os já existentes na Região Metropolitana, ou um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Conforme informações obtidas, a linha 14 partirá de Guarulhos, na região de Bonsucesso, e seguirá até São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, passando pela Zona Leste de São Paulo. Com um trajeto de aproximadamente 31 km de extensão, a linha contará com pelo menos 28 estações. Em termos de infraestrutura, cerca de 20% do percurso será em túneis, quase 25% em superfície, e 55% em via elevada, similar à concepção da Linha 13-Jade, que também opera parte de seu trajeto sobre viadutos.
A demanda projetada para a Linha 14 é de 600 mil passageiros por dia, e a linha será perimetral, conectando-se a importantes outras linhas de transporte, como a Linha 3-Vermelha, na estação Corinthians-Itaquera, a Linha 10-Turquesa, em uma nova parada a ser criada (estação ABC), e a Linha 13-Jade, em Bonsucesso. Essa integração possibilitará uma conexão mais rápida e direta ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.
De acordo com o Plano Integrado de Transportes Urbanos (PITU) da Região Metropolitana, o objetivo é que a Linha 14-Ônix esteja em pleno funcionamento até o ano de 2040. Além disso, conforme a cartilha de concessões do Governo do Estado de São Paulo, há a previsão de que até o final de 2026 a concessão para a iniciativa privada seja realizada, juntamente com a Linha 10-Turquesa, para viabilizar o novo ramal.