Neste domingo (13), a Enel informou que 60,4 mil clientes em São Bernardo do Campo permanecem sem energia elétrica, após o forte temporal com ventos que ultrapassaram 100 km/h na sexta-feira (11). A distribuidora está trabalhando em ritmo acelerado para resolver a situação, mas as dificuldades persistem. No total, mais de 900 mil clientes ainda estão sem luz em várias regiões da Grande São Paulo, incluindo cidades como Cotia, com 59 mil afetados, e Taboão da Serra, com 55,5 mil.
Até as 8h deste domingo, a Enel havia conseguido restabelecer o serviço para 1,2 milhão de clientes, mas o esforço continua com 1,6 mil técnicos em campo. A empresa também anunciou a mobilização de 2,5 mil profissionais nos próximos dias, com reforços de equipes vindas do Rio de Janeiro, Ceará e de outras distribuidoras para acelerar o processo.
O impacto do temporal em São Bernardo, além da falta de energia, também afeta o abastecimento de água em alguns bairros da cidade, como a Vila Marchi. A Sabesp informou que as estações elevatórias, responsáveis pelo bombeamento de água, foram prejudicadas pela interrupção da energia, o que trouxe dificuldades no fornecimento.
Os moradores de São Bernardo, assim como de outras cidades da região, relataram dificuldades em comunicar os problemas à Enel, mesmo utilizando os canais digitais. Explosões de transformadores foram reportadas em diversos bairros, agravando a situação.
A expectativa é que, com o reforço de equipes, o fornecimento de energia seja totalmente normalizado ao longo da próxima semana.