Centro de Excelência Esportiva forma futuros atletas olímpicos

O Centro de Excelência Esportiva em São Bernardo do Campo é um dos principais locais de treinamento para atletas de judô e atletismo no Brasil, contribuindo para a formação de futuros talentos olímpicos.

Redação

O Centro de Excelência Esportiva, localizado em São Bernardo do Campo, é um dos principais locais de treinamento para atletas de judô e atletismo do Brasil, com investimento anual de quase R$ 5 milhões do Governo do Estado de São Paulo.

Atualmente, o Centro conta com 140 atletas entre 14 e 21 anos, divididos igualmente entre as duas modalidades, que têm acesso a acomodações para se hospedarem no espaço e recebem treinamento de alta qualidade. O objetivo é forjar futuros candidatos a medalhas olímpicas e o desempenho já apresentado pelos atletas revelados pelo Centro é promissor, com resultados expressivos em competições nacionais e internacionais.

Henrique Guimarães, ex-judoca e medalhista olímpico, que hoje coordena o judô no Centro, acredita que o local é importante para a formação dos atletas. “Temos um exemplo recente de um bom fruto que é o [peso meio-pesado] Rafael Macedo, que esteve nos Jogos de Paris. Ele morou no complexo por dois anos e fez boa parte da sua formação lá. Acredito que no Centro ainda vão passar muitos futuros medalhistas mundiais e olímpicos”, afirma.

O ouro de Beatriz Sousa na disputa dos pesados no judô, nesta sexta-feira (2), pode contribuir para aumentar o interesse das mulheres pela modalidade. “O ouro da Bia representa empoderamento feminino e mostra que as mulheres podem conquistar o que quiserem. Meu conselho é que todas as mães coloquem seus filhos no judô”, diz Henrique.

Compartilhe essa notícia
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *