São Bernardo do Campo, conhecida por sua tradição em esportes de alto rendimento, está prestes a ganhar mais um centro de excelência: o Centro de Esportes Aquáticos, no Estoril, região do Riacho Grande. Com um investimento de R$ 6 milhões, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o governo do Estado de São Paulo, as obras do complexo entraram na reta final e têm previsão de conclusão para dezembro deste ano.
O novo espaço será utilizado pela equipe de paracanoagem de São Bernardo, que treinará no local visando competições nacionais e internacionais. Além disso, o Centro de Esportes Aquáticos será aberto à comunidade, oferecendo modalidades como natação, canoagem, stand up paddle, entre outras. A estrutura também contará com uma quadra de beach tênis, expandindo ainda mais as opções esportivas para a população.
As obras incluem a reforma completa da piscina, construção de uma nova academia, recuperação da casa de pedra, adequação da rampa de canoas, deck, abrigo para materiais náuticos, pátio, vestiários, lanchonete, instalação de gradis, elevador para pessoas com deficiência (PCDs), construção de um muro de contenção, além da revitalização da área externa com novo paisagismo, iluminação e acessibilidade.
Dois atletas de paracanoagem de São Bernardo, Luis Carlos Cardoso e Debora Raiza Ribeiro, que já treinam nas águas da Billings, representarão o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris, que começam no próximo dia 28. O país é atualmente uma das maiores potências mundiais na modalidade.